domingo, 31 de outubro de 2010

Exposição/Muestra Espanha CaRevolta

Na mostra “moda e identidade" essa relação simbiótica e controvertida é questionada com leveza e humor.
A utilização das técnicas artesanais na produção das peças do vestuário confere identidade a cada uma delas e revela um estilo pessoal. Ao mesmo tempo, se contrapõe à produção serial da moda e em torno da qual se legitimou a falsa promessa de 'subjetivação do vestir' garantida pela indústria e pelas tendências.
Parte dos questionamentos abordados na mostra incluem conceitos de conforto e luxo, o valor econômico e arbitrário das peças, as imposições do vestir, a identidade indumentar como meio de comunicação não-verbal, a vigência e a rápida obsolescência de suas peças, entre outros. Além disso, também abre-se espaço para indagações acerca do uso simbólico da vestimenta e desta como instrumento de dominação de uma cultura sobre outra, como podem ser interpretados alguns códigos sociais do vestir impostos a um grupo social.
. (Português)


En la muestra "moda e identidad" esta relación simbiótica y controvertida es cuestionada de forma ligera y con cierta dosis de humor. La utilización de técnicas artesanales en la producción del vestuario confiere identidad a cada una de ellas y revela un estilo personal.  A la vez, se contraponen a la producción serial de la moda en torno de la cual se ha legitimado la falsa promesa de subjetivación del vestir garantizada por la industria y las tendencias. Parte de los cuestionamientos de la muestra incluyen conceptos de confort y de lujo, el valor económico de las piezas, las imposiciones del vestir, la identidad indumentaria como medio de comunicación no-verbal, la vigencia y la rapida obsolescencia de sus piezas, entre otros. Además, se abre espacio para indagaciones acerca del uso simbólico de la vestimenta y de esta como instrumento de dominación de uma cultura sobre otra, tal como pueden ser interpretados  algunos códigos sociales del vestir impuestos a un grupo social. (Castellano) 

2 comentários: